quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Eu não entendo

Eu sempre evito escrever aqui sobre coisas ruins e tristes tipo assassinatos, pais que matam filhas, filhos que matam pais, namorados com namoradas, entre outros. Mas tem coisas que eu realmente não consigo entender e aí tenho que falar.
Essa (eterna) guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, por exemplo. Não entendo. Olha a notícia que acabou de sair:

O movimento islâmico Hamas aceitou a proposta egípcia de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A informação foi transmitida por fontes do governo do Egito.

Um dos líderes do Hamas, Ayman Taha, dará em breve uma entrevista coletiva a respeito. Ele confirmou em Damasco, capital da Síria, que a proposta de fato foi aceita.

Segundo a proposta, tropas de Turquia garantirão o cumprimento do acordo de cessar-fogo e Israel retirará suas tropas de Gaza em um prazo de 48 horas.

Haverá em seguida uma trégua de um ano sem que o Hamas dispare morteiros contra Israel.

O governo israelense ainda não disse nada.


Aí eu me pergunto: Por que trégua de um ano? Por que não faz uma trégua para sempre? A idéia que dá é que vai ter um cara para ficar riscando os dias do calendário até janeiro do ano que vem. No dia que completar um ano ele aperta o botão e volta a disparar os foguetes... Dá para entender?

Nenhum comentário: