quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Momento cristão

Quem me conhece sabe que eu não sou praticante de nenhuma religião. Tenho minhas crenças e me apego a elas quando necessário. Mas nada de rezar todos os dias, confessar, ir à missa e tal.

Minha mãe conta que após a cerimônia da minha primeira comunhão eu cheguei em casa e falei à ela: "Mãe, não vou fazer crisma." Eu não me lembro disso, mas deve ser verdade. Eu não curtia muito perder a tarde de sábado na aula de catequese, quando poderia estar jogando futebol.

Enfim, toda essa ladainha para dizer que durante o carnaval tive meu momento cristão. Época bem própria para tal, né? Minha namorada, ao contrário de mim, é praticante do catolicismo. Como estávamos de "férias" em Brasília, fomos à uma missa no Mosteiro de São Bento no domingo.

Fiquei impressionado com a cerimônia. Cheia de cantos em latim, sinos tocando e com um monge muito bem esclarecido, sem nenhuma "cegueira religiosa", que acho que é o que mais me incomoda no que diz respeito ao assunto. Ele fez um sermão bacana, situou históricamente a pessagem da Bíblia que foi lida e trouxe para os dias atuais a história.

Achei bem legal. Nada que vá me fazer virar praticante. Mas recomendo a quem tiver intesesse. A missa acontece todo domingo, às 10h. É bom chegar cedo para sentar-se dentro do local onde acontece a cerimônia e poder visualizar todas as etapas.

3 comentários:

Madame Mim disse...

Minha crença é uma miscelânea...católica com espírita.
Vou em algumas celebrações, rezo bastante.
E sou devota de Nossa Senhora. :)
Qdo estive em BSB fui num lugar muito bonito chamado ermida de Dom Bosco, maior clima místico e tal.
Adorei.
bjos!

Madame Mim disse...

Aliás, numa das vezes que fui aí tbém visitei um mosteiro. Será que é o mesmo?
Mas não entrei, só passei na frente. É um que fica, se não me engano, na parte de BSB que tem umas mansões...eu acho.
Mas nod ia que fui, uma sexta à tarde, não dava pra entrar. Mas pegamos a bateção do sino, que fica numa torre separada.
Tenho vontade de conhecer os pontos místicos que tem na sua terra.

Paula Barros disse...

Namorada fazendo milagre? Já soube de casos assim. rsrsr


Mas é bom. Em Olinda no Convento de São Bento tem uma cerimônia em canto Gregoriano que é belíssima.

Se sentiu bem é o que importa.

abraços