quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Concursando

Dia desses fui fazer uma prova de concurso. Não sou concurseiro e nunca tive isso como uma meta para minha vida, mas como as coisas andam difíceis resolvi me arriscar em algumas provas. Mas bem, não é sobre isso que quero falar, mas sim sobre a forma como as pessoas encaram o concurso.

Ok, são poucas vagas para milhares de pessoas. São horas e horas de estudo em cursinhos e bibliotecas. São horas de lazer perdidas entre livros. Mas neguinho podia ir fazer a prova mais relaxado, não? Todo mundo muito tenso, muito nervoso, creditando àquele momento toda esperança de vida.

Pra mim, as chances de uma pessoa assim passar são menores que as de quem vai com mais calma e tranquilidade. Acho que se você estudou tanto, por que não ter um pouco mais de confiança?

Agora, o mais engraçado são os rituais. Enquanto eu, marinheiro de primeira viagem, cheguei ao local de prova pouco tempo antes do início, com uma bic sem tampa no bolso, e uma maçã no outro, a galera "profissional" chega munida de garrafinhas d'água térmicas, várias canetas (o cara do meu lado tinha cinco pretas e duas azuis), muitas barrinhas de cereal, lápis e borracha (pra que eu não sei).

Outros não largam do livro até a equipe de sala começar a distribuir a prova. E muitos, mas muitos mesmo, rezam na hora que recebem as questões.

Eu vou tranquilo. Se der, legal. Se não der, paciência. A vida é muito mais que um emprego público.

3 comentários:

Morillo Carvalho disse...

Ah, meu!
Passa no da EBC pra termos três ordinários trabalhando juntos!!

Abraço!

Madame Mim disse...

Já fui concurseira. Já passei em concurso e não entrei.
Não me arrependo, pq não era o cargo que eu qria.
Tá que eu podia ter me estressado menos, ficado mais sossegada com o dindim caindo todo mês. Ter tido tempo pra me programar a viajar muito mais.
Mas, entre perdas e ganhos, acho que estou no lucro (apesar dos dias de querer esganar meus clientes, como ontem, por isso escrevi o post da carta)
Concurso só faço se for algum do tipo daquele que fiz aí, pra trabalhar em cidade grande.

(nossa, fiquei uns dias sem ler aqui, qtos posts! depois venho ler tudo. bjos, boa viagem!)

Madame Mim disse...

e vc está certo, a maioria das pessoas que conheço, que passou, fez aprova relax. Estudou, mas estavam relax na hora do exame.

Só não encha a cara na véspera, rs, como a Madame aqui.

beijos, senhorito!