quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ecos de Curitiba - Parte IX

Uma coisa fantástica que conheci aqui foi o Museu Oscar Niemeyer. O lugar é lindo e eu fiquei indignado como Brasília, a cidade símbolo do traabalho de Niemeyer não tem um museu que sequer chegue perto do MON.

Arquitetonicamente, ele é exuberante. Tem uma torre com formato de um olho, muito legal. São várias galerias, com diferentes exposições e também uma loja com artigos ligados ao museu. Tudo muito bacana.

Pude ver uma exposição sobre arte do Japão (modernismo e contemporâneo), uma outra de fotografias, outra de artes plásticas e outras duas que me encantram: a primeira se chamava Poética da Percepção. Na verdade é uma exposição para deficientes visuais, onde você tem que tocar, cheirar, ouvir, sentir. usar todos os sentidos, meno a visão. Suuuper legal, mas os guias dela estavam com preguiça e eu tive que ir chamá-los pra poder entender algumas coisas.

A outra era uma sobre Tarsila do Amaral. Uma exposição considerada intimista, com diários de viagem, fotos particulares e, claro, desenhos e pinturas. Entre os quadros, estava o famoso Abapuru. Até fiz um registro.






2 comentários:

Glayce Santos disse...

iiiii, que show!!! tem abaporu por la?

é verdade, tenho uma gd amiga de sampa que é arquiteta e já veio várias vezes aqui, ela sempre reclama disso... um mero espeço niemeyer...tsc tsc

ah, meus comentários estão abertos agora. Vcs venceram!!!!

Madame Mim disse...

O museu é lindo mesmo.